Público-Alvo: Adolescentes (12 à 18 anos incompletos).

Período de vigência:  Outubro de 2020 a Junho de 2021.

Meta: Atendimento a 38  participantes.

Valor do Financiamento pelo Fundo da Infância e Adolescência: R$ 135.000,00.

Local: APMIF São Rafael.

Objeto: Atendimento através de Interação Assistida por cavalos (Equoterapia) para adolescentes com dificuldades de aprendizagem e fragilidades nos vínculos sociais e familiares residentes no Município de Maringá e distritos.

Objetivo Geral: Desenvolver, por meio da Interação Assistida por Cavalos, a assertividade, empatia e habilidades sociais; controlar impulsos e a consciência emocional e cognitiva, além de aprimorar a motricidade global.

Específicos:

  • Proporcionar a conscientização da valorização do conhecimento científico e a importância do ambiente escolar como meio de proteção e formação, por meio da Interação Assistida por Cavalos;
  • Estimular experiências que ofereçam o fortalecimento dos vínculos entre o grupo, família, escola e comunidade, utilizando o cavalo como mediador, proporcionando o bem estar emocional e social em ambiente afetuoso e agregador;
  • Diminuir índices de violações de direitos entre os adolescentes através da apropriação do conhecimento da legislação do nosso país e especialmente pelo empoderamento do sujeito social, cultivando o diálogo através de técnicas especificas (roda de conversa);
  • Contribuir para a diminuição dos índices de risco social na adolescência do Município de Maringá e distritos (gravidez precoce, drogadição, evasão escolar, violência, atos infracionais, desagregação familiar);
  • Aprimorar as aquisições psicomotoras e as funções mentais superiores por meio da Interação Assistida por Cavalos.

Resultados Esperados:

Quantitativos/ Qualitativos:

  • 70% dos adolescentes sendo motivados ao aprendizado escolar a estimada conscientização da importância do ambiente escolar. Indicador: questionários estruturados/teste psicológico;
  • 70% dos vínculos fortalecidos entre as famílias, adolescentes, equipe pedagógica das escolas que os adolescentes estão inseridos. Indicador: questionários estruturados/teste psicológico;
  • 70% dos adolescentes em atitudes sociais mais positivas, possibilitado pelo conhecimento sobre as leis que regem os direitos e deveres do adolescente, assim como as políticas públicas. Indicador: questionários estruturados / teste psicológico;
  • 70% de diminuição dos comportamentos de riscos sociais ,típicos na adolescência. Indicador: questionários estruturados / teste psicológico;
  • 70% de melhoras no desenvolvimento global; nos conceitos relacionais, na expressão, na comunicação; na afetividade e nos limites sociais. Indicador: questionários estruturados / teste psicológico.

Obs: Os resultados serão mensurados a partir de questionários estruturados comparando o antes e o depois, além de aplicação de Teste Psicológico HTP, com ênfase no auto-retrato que avalia as características da personalidade, também aplicado um no início e outro ao fim.