Dos primeiros processos de reconhecimento institucional ,recebemos o reconhecimento de utilidade pública municipal (LEI N.8457 21/ 9/2009) e estadual (LEI N.16824 9/7/2011) pela prestação de serviços relevantes a sociedade.

Trabalhamos na promoção dos diretos da criança e adolescente e redução da violência familiar e comunitária, fazemos parte do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente desde 2008 , nos somos registrados pela LEI N.7406 de 26/12/2008 e resolução N.088/08. Atualmente ocupamos uma cadeira como conselheiros. Integramos através de convênios com instituições públicas e privadas de ensino para estágio de alunos da área da Saúde.

A organização de uma OSC- Organização da Sociedade Civil, é uma atividade que envolve muitas variáveis, que vão desde pequenos detalhes até grandes decisões. Além disso cada atendimento tem um significado muito importante, pois, além de ser um complemento ao serviço do Estado contribui para a melhoria da saúde em nosso país.Esses atendimentos promovem a garantia de que mais crianças e adolescentes terão novas oportunidades de inclusão social.

Considerando todo o conhecimento e experiência de nossos voluntários adquiridos ao longo dos anos com a execução de projetos de cunho social, apoiados pela comunidade e financiados pelo CMDCA, e Instituto AOCP. Dessa forma. fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes sempre foi objetivo da APMIF São Rafael, e a cada nova conquista temos certeza de que estamos no caminho certo.