Descarte Consciente de Medicamentos

Medicamentos são essenciais para resolver os problemas de saúde, mas depois que a enfermidade passou, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xaropes nos vidros e até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. Não há alternativa a não ser jogá-los fora. Todavia, resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum. O problema é que boa parte da população não sabe disso, além de não existir postos específicos de recolhimento.

Atualmente tem se discutido muito sobre poluição e suas consequências ao meio ambiente devido às alterações ambientais que o mundo tem sofrido. Uma dessas preocupações recentes tem sido a contaminação do meio ambiente por medicamentos.

As consequências desses fármacos para o meio ambiente ainda não estão completamente evidenciadas; entretanto, a grande preocupação em relação à presença na água, são os potenciais efeitos adversos para a saúde humana, animal e de organismos aquáticos. Alguns grupos de fármacos merecem uma atenção especial, dentre eles os antibióticos e os estrogênios. Os primeiros, devido ao desenvolvimento de bactérias resistentes e, os estrogênios, pelo seu potencial de afetar o sistema reprodutivo de organismos aquáticos como, por exemplo, a feminilização de peixes machos presentes em rios contaminados com descarte de efluentes de estações de tratamento de esgotos.

Portanto, seja um disseminador do descarte correto de medicamentos! Entregue seus medicamentos vencidos nas farmácias que já se adequaram a essa realidade e adotaram postos de recolhimentos.

Leia mais sobre o assunto em:

http://www2.ib.unicamp.br/revista/be310/index.php/be310/article/viewFile/176/129

Autor:    Empresa Jr. Teófilos Assessoria e Consultoria Farmacêutica

http://www.ejrteofilos.blogspot.com.br/