Equoterapia

Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente facilitador, de forma transdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com comprometimentos cognitivos, psíquicos, motores, lingüísticos e sociais.

Por que o cavalo?

O fundamento principal é que a conformação do corpo do cavalo, ao se deslocar, provoca ondulações horizontais, verticais, longitudinais e rotacionais na coluna vertebral. Essas ondulações são transmitidas ao cavaleiro, que as absorve pelo funcionamento dos seus sistemas músculo-esquelético e nervoso.

O efeito dessas ações sobre a pelve e a coluna vertebral do cavaleiro, que se desloca montado, com o cavalo ao passo, permite que o praticante realize, de forma reacional, os mesmos movimentos que faria ao caminhar, por seus próprios meios. Isso provoca no cavaleiro, reações constantes de endireitamento e reajustes posturais, a cada deslocamento de seu centro de gravidade.

Além desses aspectos técnicos e físicos, há os benefícios psicológicos, sociais, lingüísticos e comportamentais, nas áreas de saúde e educação.

Site: www.andebrasil.org.br

Facebook: equoterapiamaringa

Autora : Marisa Tupan