Amamentação

os últimos anos temos observado um aumento significativo nas ações de incentivo e promoção do Aleitamento Materno, mas ainda nos deparamos diariamente com mães apresentando traumas mamilares, bebês com baixo ganho de peso e resultado disso, o desmame precoce.

As disfunções orais, como posição de língua alterada, amplitude de abertura de boca reduzida, tensão da musculatura perioral, encontram-se entre os vários fatores que interferem o estabelecimento do aleitamento materno. Na maioria das vezes as disfunções orais são passíveis de serem revertidas, mas devem ser detectadas precocemente, ou seja, nas primeiras mamadas ainda na maternidade.

Sugar é um ato reflexo, mas ordenhar o seio materno não é, exigindo que o bebê aprenda a retirar o leite da mama, assim é necessária uma adaptação das suas condições orais anatômicas para o encaixe na mama de sua mãe, conhecida como pega e sucção efetiva.

O profissional Fonoaudiólogo atua diretamente com o binômio mãe-bebê para o estabelecimento de uma amamentação efetiva, minimizando desconfortos, e orientando sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementar a uma alimentação saudável até os dois anos ou mais.

Sandra Regina Gabella -CRFa 8583-PR

Fonoaudióloga
Especialista em motricidade oral – ênfase em neonatologia.